sexta-feira, 23 de outubro de 2009

PROJETOS EXPERIMENTAIS



RECOLHIMENTO DE EMBALAGENS DE AGROTÓXICOS 

        A SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE  de Trajano de Moraes está desenvolvendo dois projetos experimentais. o recolhimento de embalagens de agrotóxicos está sendo desenvolvido na localidade de Maria Mendonça, no 4º distrito. O objetivo é extrair lições de erros e acertos para implantar o projeto em todos os distritos.
    Lá a Secretaria mantém um funcionário fazendo o recolhimento. É um projeto pioneiro que já retirou do meio ambiente mais de mil embalagens.  Durante dezenas de anos as embalagens eram descartadas no meio ambiente, indo parar nos rios ou poluindo o solo.  

    
 COLETA DE ÓLEO DE COZINHA


    Na sede do município, a Secretaria promove a coleta de óleo de cozinha, um dos maiores poluidores de água no Brasil. Um litro de óleo usado de cozinha pode poluir até 1 milhão de litros de água. O óleo recolhido é transformado em sabão por uma moradora, que vende o produto nas cidades vizinhas.
   O objetivo é estender o projeto para todo o município e a fase experimental servirá para medir dificuldades e encontrar soluções. Num segundo momento, pretende-se incentivar a criação de uma cooperativa para a produção e comercialização do produto. Também está sendo pensada uma parceria com organizações de ensino e pesquisa para viabilizar a instalação de tecnologia capaz de transformar o óleo de cozinha em biodiesel.