sexta-feira, 23 de outubro de 2009

SEMANA DE MOBILIZAÇÃO AMBIENTAL

    A SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE promoveu entre os dias 06, 07 e 08 de outubro, na Escola Municipal Alfredo Lopes Martins, no centro de Trajano, a SEMANA DE MOBILIZAÇÃO AMBIENTAL.
    O objetivo do evento era expor para toda a sociedade trajanense a situação de total degradação ambiental pela qual passa o município e propor duas ações iniciais:
* Elaboração de uma agenda positiva na área ambiental;
* Construção do Desafio Ambiental Trajanense, propondo ações concretas para reverter o processo.

   Três situações-problema foram abordadas durante as palestras e reuniões:
1 - O município de Trajano de Moraes é o que mais desmata a Mata Atlântica no Estado do Rio de Janeiro;
2 - O município possui 0% de esgoto tratado;
3 - As águas do município estão poluídas.

   O evento teve início no dia 06 de outubro, terça-feira, com uma excelente apresentação do Instituto Bioatlântica em parceria com a ASEMA (Associação Amigos da Serra), que expuseram sobre a participação do município de Trajano de Moraes no Corredor Ecológico Muriqui.
   Também durante a semana foram feitas reuniões entre o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Nilton Riguetti, e o IBAMA e a Polícia Florestal. Nas reuniões, o secretário cobrou dos responsáveis uma maior atuação em Trajano de Moraes. Riguetti sugeriu, entre outras coisas, que houvesse um plantão semanal dos órgãos no município para que a população tivesse maior proximidade com os agentes, tanto para denunciar como para tirar dúvidas na área ambiental.
      Também foram realizadas duas palestras com o tema "Leis Ambientais", além de ter-se iniciado a discussões da Agenda 21 do município.
    O Ministério do Meio Ambiente e a Secretaria de Estado do Ambiente foram convidados a participar das discussões, mas não compareceram. O Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, através de sua assessoria, informou que não poderia estar presente em razão de agenda no exterior e a Secretaria de Estado do Ambiente não se manifestou.